sexta-feira, maio 23, 2008


Deixando o público de bom humor


Crítica "A Noviça Rebelde": Um espetáculo encantador e agradável ao ouvido


Usando o texto do original para teatro e não o roteiro do filme, “A noviça rebelde” em cartaz é exemplar, emociona, diverte, deixa todo mundo de bom humor. A trama é uma romantização da história da família Von Trapp, com base em alguns episódios verdadeiros. Os autores foram dos primeiros a encontrar a fórmula para o verdadeiro musical americano, no qual a música se integra na ação dramática, faz caminhar a ação e, ao mesmo tempo, embala ouvidos e corações. Particular atenção merece a fluência da tradução de Cláudio Botelho, já um especialista no gênero.

A montagem usa lindos cenários, de Rogério Falcão, mas não se trata de clone: marcas, andamentos e tons são nacionais, dentro dos limites de liberdade que o musical permite; os figurinos de Rita Murtinho são ótimos, e a luz de Paulo César Medeiros, a não ser por pequenos tropeços de estréia, é de grande categoria. A direção musical é de Cláudio Botelho e Marcelo Castro, que rege a orquestra com grande contribuição para o sucesso.


A Madre Superiora de Mirna Rubim se destaca

A direção de Charles Möeller é leve e elegante, com um belo trabalho com o grupo infantil, sempre natural e, ao mesmo tempo, impecavelmente disciplinado. Seu manifesto carinho para com os musicais colore todo o trabalho, cuja alegria envolve a platéia. Em um espetáculo como “A noviça rebelde”, é difícil avaliar contribuições individuais, já que o conjunto do espetáculo é o que fica na memória. Mas, sem dúvida, o conjunto das freiras e, principalmente, a Madre Superiora de Mirna Rubim estabelecem desde logo a qualidade vocal do conjunto. Os sete filhos do Capitão estão encantadores e de um profissionalismo impecável; Dudu Sandroni e Ada Chaseliov estão corretos; Bruno Miguel defende bem o jovem Rolf; a Baronesa de Solange Badim tem a voz e a elegância adequadas ao papel, enquanto o Max de Fernando Eiras é uma criação divertida que dá vida à cena. O Capitão de Herson Capri é competente e elegante, e Kiara Sasso tem linda voz e se integra muito bem com as crianças. É impossível falar de todo o elenco, a não ser para dizer que o conjunto está mais do que satisfatório.

“A noviça rebelde” é um espetáculo encantador, lindo, agradável ao ouvido, e mostra mais uma vez que, quando se quer trabalhar com amor, o teatro brasileiro pode alcançar níveis de qualidade excepcionais.



Por Barbara Heliodora - O Globo - 22/05/08.

Um comentário:

Thaís Motta disse...

trabalhar com amor e com dinheiro também, né? rs