quarta-feira, abril 16, 2008


I LOVE AMY

Por conta do grande número de cantoras que existem por aí, um antigo professor de canto costumava dizer que era preciso que eu encontrasse "minha identidade vocal", uma espécie de assinatura que quem me ouvisse cantar sacasse na hora que o timbre era meu. Achei bem bacana e pertinente.

Por essas coisas todas fiquei pensando nas cantoras que estão se sobressaindo por aí, e quem é que tem a tal "identidade vocal" mais forte, que é rapidamente indentificável, além de bonita, expressiva e com excelente técnica. A única que, pra mim, é realmente singular, que nem longe lembra ninguém, é sem dúvida a inglesa Amy Winehouse.

Eu lembro que a primeira que ouvi a voz dela foi assistindo um clipe no canal Multishow no quarto da minha mãe. Estávamos juntas assistindo TV e eu falei: "Mãe! Que mulher é essa! Que voz é essa?! Olha isso!!!" Mas ela não prestou muita atenção e disse: "Ah, mais uma Whitney Huston..." Mas eu fiquei com a tal "Amy" na cabeça e procurei saber mais.

Vibrei muito com o Grammy! Amy ganhou 5 prêmios e eu pulei muito, como há tempos eu não fazia. Torci como se fosse final de Copa do Mundo. Ela, por sua vez, meio acanhada, parecendo não entender porque era merecedora de tanta coisa boa. Isso me deu uma tristeza... vê-la meio magrela e abatida (provavelmente por conta das drogas) quase constrangida de estar ganhando.

Aí comecei a pensar no sucesso estrondoso que ela está fazendo e que deve ser muito difícil lidar com tantos holofotes vindo de direções diferentes. Sempre penso que talvez ela não segure a onda de estar no lugar que está . Outro dia vi uma foto dela na internet com o rosto muito depalperado. Nem a maquiagem escondia umas marcas grandes, parecendo umas feridas estranhas, provavelmente resultado de muita droga.

Minha questão nesse texto não é exatamente levantar bandeira contra o uso de drogas, embora eu não use e pense que seja a maior furada usar. Mas aqui não estamos falando de um baseado corriqueiro que às vezes pinta em roda de amigos, e sim das drogas mais dark como crack, cocaína, heroína (até onde se sabe), tudo regado a muita bebida. Minha bandeira é uma espécie de FREE AMY WINEHOUSE. O mais complicado é que , ao que parece, ela precisa se libertar de si mesma e de seus fantasmas.

Toda vez que penso nisso fico angustiada. Voltando ao uso de drogas desenfreado... a própria maconha, que muitos acham indefesa pra saúde não faz nada bem pras cordas vocais de quem canta, assim como o cigarrinho comum. Então, quando penso na maior cantora de todos os tempos dormindo pouco; se acabando bêbada e ensangüentada (de calcinha e sutiã) nas ruas de Londres; aos socos e pontapés com o namorado delinqüente, que ainda por cima ferra com o lado emocional dela, eu fico realmente mal.

Além da pressão do sucesso, acho que a Amy é um daqueles casos tristes e clássicos de baixa estima e extrema fragilidade emocional... dêem a opinião de vocês...

Viva Amy Winehouse e que ela saia do poço e prospere muito porque ela é uma cantora maravilhosa, uma voz de diamante!

Beijos em todos e até!

Julia :)

4 comentários:

clabrazil disse...

Ju,
Que bom que voltaste a escrever. Fiquei imaginando sua mae dizendo "Ah, mais uma Whithney Houston (nem sei como se escreve esse nome!). Ótimo!

Eu também deliro com a voz dela. Mas creio que será uma carreira curta. Temo.
Beijinhos,
Cla

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fabrício Persa disse...

E-X-A-T-A-M-E-N-T-E na hora em q eu acessei seu blog e vi este seu texto, ESTAVA ESCUTANDO AMY !!! o album dela "Amy live Amsterdam" !!! rs

bom, como vc, o q realmente me chamou atenção nela, foi tudo isso q vc citou. A voz negra em pele de branca, a voz forte com atitude, a irreverencia da pessoa Amy !! Virei fã !! A única tristeza é essa msmo, dela naum consegui se auto-suportar e recorrer aos entorpecentes ! uma pena enorrme, pq me lembra grandes artistas, como Cássia Eller, Whitney, Eliz Regina...

no mais, q prestigiemos mais e mais o canto negro de Amy. =D
abçO

Unknown disse...

JU!!!!!!!!!!!!!!!! Primeiro lugar: AMEI O BLOG!!! Segundo: Adoro a Amy, adoro mesmo!!! Escuto o cd dela direto e, realmente, trata-se de uma voz inconfundível!
Um beijo grande e parabéns pelo trabalho de primeiríssima qualidade! Te admiro muito, vc é show! Nessa.