terça-feira, março 17, 2009




A ALMA IMORAL


Fui com amigos queridos da Noviça assistir ontem (segunda, 16 de março) o monólogo maravilhoso da atriz Clarice Niskier, aqui em São Paulo. A peça é incrível e me provocou vontade de cair no pranto em muitos momentos. Clarice adaptou para o teatro o livro “A Alma Imoral”, de Nilton Bonder, com o objetivo de mobilizar o pensamento e a emoção do espectador contemporâneo.


Saí da peça excitadíssima e verborrágica porque inúmeras questões que a atriz aborda são questões humanas de todos nós, sejamos homens ou mulheres. Alguns trechos que me tocaram profundamente discutem o conceito de traição e tradição, estar longe ou perto de si mesmo. o apego, a cultura, o que a moral...


No que tange a traição ela coloca que há muitos outros tipos de traição mais fortes do que a do senso comum. Trair é não ser companheiro, é não amar com toda a potência, é não cuidar... isso é apenas uma ínfima parte das questões abordadas na peça.


O monólogo descortina a fragilidade humana, a busca do ser humano, a força, a fraqueza...tudo com uma delicadeza e uma beleza inesplicáveis. Como a própria Clarice diz no início do espetáculo: "não tentem racionalizar, apenas sintam". Dificílimo pra mim não colocar em palavras, muitas palavras o que sinto.


A música da peça é lindíssima, a luz, o figurino, a nudez... lindo lindo lindo!!!!


Com supervisão de Amir Haddad, Alma Imoral desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização. Conceitos de corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. É um espetáculo que tem por base histórias do velho testamento, parábolas de sabedoria judaica, além de informações históricas e científicas.


Saibam mais sobre o monólogo no site http://www.almaimoral.com/


Se tiver curiosidade de assistir uns trechinhos em vídeo e assitir também as impressões do crítico de teatro, Dirceu Alves Junior aqui de Sampa falando sobre o trabalho clique aqui http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/dez-melhores-pecas-de-teatro/a-alma-imoral.shtml



IMPERDÍVEL!!!!!!!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Humm
Que saudades de ir ao teatro.
Ando em falta.
Aqui não anda vindo peças interessantes, densas. Só caça níquel.
Odeio!
Nada como RJ e SP..que saco!
Beijão!!!!
Que nada! Eu sou tua fã!
Dani (faxina)

Iris Sunshine disse...

Parabéns pelo blog, curti muito com o conteúdo e muito bem ilustrado.