domingo, agosto 17, 2008







Sempre fui desencanada com esse lance de idade. Fazer aniversário, principalmente nos momentos em que eu estava bem na vida, feliz e tudo mais, sempre foi um prazer.

Mas ontem (sábado, 16 de agosto) fiz 30 anos! Essa semana já na segunda-feira eu comecei a sentir uma tristeza de ter compreendido nos últimos 3 anos que a vida tem um tempo, não é eterna.

E fiz aquilo que muita gente faz, uma espécie de balanço sobre o que melhorei, o que foi feito, momentos felizes e tristes... inevitavelmente caí na armadilha de pensar que tudo poderia ter sido bem melhor e que me imaginei rica e magra, casada e com filhinhos quando tivesse meus 30.

Bem, não casei... (ainda) e também não consegui emagrecer (ainda) e nem ficar rica (?).

Mas nem por isso estou menos feliz. Fiquei pensando no quanto tantas vezes fui pouco generosa comigo e exigi demais de mim, que eu deveria ter conseguido isso ou ter lutado mais por aquilo. Há uma semana atrás eu fiz esse exercício cruel comigo.

Claro que é saudável ponderar, olhar pra dentro e ter auto-crítica pra poder mudar pra melhor, pra crescer, pra ser mais feliz... mas também é bem saudável reconhecer que fizemos o que pudemos fazer até aqui e que ainda há muito pra se construir.

Não cheguei a ter a crise dos 30. Acho muito "demodê". Não existem coisas mais bregas e ultrapaçadas do que ter crise dos 30, fazer 69 (sim, isso mesmo, a trepação ao contrário) e morrer de overdose.

Tive um pequeno surto porque na última hora (na verdade última semana aos 29) me emocionei ao pensar que a última década foi cheia de grandes emocões e que passou tudo tão rápido. E que ao mesmo tempo queria ter feito mais e mais (a gente sempre quer mais).

Além de conversar com amigas queridas que me lembraram do ótimo momento amoroso (meu namoradão!!!) e profissional (Noviça!!!) que vivi no último ano e ainda agora estou vivendo, eu ouvi muitos comentários lindos sobre essa nova fase que vem por aí.

Um ator colega, o querido Cássio Pandolfi, disse que seus 30 anos foram uma beleza e afirmou profeticamente do alto de seus quase 60 que este será o ano da minha vida. Fiquei tão feliz com essa fala dele! Acho que ele está certo!!!! Sim, possivelmente esse ano será o ano mais bonito de minha vida.

Isso me deixa feliz e ansiosa pra começar a aproveitar mais a vida desde já. Me sinto mais corajosa também! O 30 nos dá um poder de pesar mais as coisas.
Não é do dia pra noite que acontece, é de toda a caminhada e da dor e da delícia dos 20 até aqui.

Não sinto culpa de querer tudo o que quero e pra piorar ( na verdade melhorar!!! ) eu tenho certeza absoluta de que mereço nada menos que o melhor. Mereço ser muito amada e mereço amar com toda a potência que meu ser me impulsiona a fazê-lo. Aos 30 a gente negocia mais com a gente mesma, mas menos com o mundo exterior. A rédea é curta, rapaz! Não. Isso não é ser metida, do alto dos meus 30, afirmo que é ser bem resolvida. Não é balela de auto-ajuda, não é bem se amar (todo mundo se ama em certo ponto). Não é bem isso...

É SER DE VERDADE, SE QUERER de verdade, com FORÇA E ESPONTANEIDADE, AI! É SE QUERER TANTO... que dói.... SE QUERER TANTO a ponto de transbordar a gota d'água do copo e você se jogar junto com a gota e SE DERRAMAR na sua medida de mulher sólida que não titubeia ao apertar "ENTER" e se atira no abismo, não pra cair, mas pra voar.

Sou das que se jogam no abismo pra arriscar, pra valer e pra arrasar quarteirão.


No dia do meu aniverário, minha amiga Mari querida levou em áudio este texto lindo, o "Filtro solar" de uma escritora inglesa, na brilhante tradução, voz e espírito de Pedro Bial.



Filtro Solar

Pedro Bial

Composição: Mary Schmich

Senhoras e senhores da turma de 2003.

Filtro solar!

Nunca deixem de usar o filtro solar.
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro,
seria esta use filtro solar.

Aproveite bem, o máximo que puder,
o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece...
Você nunca vai entender mesmo o
poder e a beleza da juventude
até que tenham se apagado.

Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que
pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para
tentar resolver uma equação de álgebra.

Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta
medo de verdade.

Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.

Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.

Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da
vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não
sabiam, aos vinte e dois
o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que eu
conheço ainda não sabem.

Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda
em suas bodas de diamante.

dance...

Refrão: Brother and Sister
Together we'll make it trough
Someday a spirit will take you
And guide you there
I know you've be hurting
But I've been waiting to be there for you
And I'll be there just helping you out
Whenever I can

dance...

Dedique-se a conhecer seus pais.
É impossível prever quando eles
terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos.
Eles são a melhor ponte
com o seu passado e
possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no
futuro.

Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de
uns poucos e bons.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de
endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de
amolecer.

Viaje.

Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado
do lixo,
esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do
que vale.

Mas, no filtro solar, acredite.

5 comentários:

Papu Morgado disse...

Amei o que voc~e escreveu e assino embaixo. Fico feliz de poder fazer parte desta nova etapa da sua vida e te garanto que é muito bom ter 30 anos. As vezes nos comportamos como se tivéssemos 15, mas temos mais esperteza, somos mais leves e mais felizes. Parabéns amiga linda do coração gigante!

Mariah disse...

querida...meus parabéns...
ótimo trintão então.

minha opinião a respeito das mulheres de 30?
elas já têm alguma experiência...e ainda algum tempo para fazer algo com ela.

minha vida mudou depois dos 30...hoje tenho 36...vivi muito mais nestes últimos 6 anos...do que nos 30 anteiores...prepare-se...

clabrazil disse...

Ju,

Você já era bem resolvida antes dos 30, logo virar balzaca é uma dádiva, nao um momento de crise.

A única sensacao estranha que tive ao chegar aqui foi o que você descreveu como o limite da vida. É quando comecamos a realmente avaliar o que nos importa, pois o tempo urge.

Bem-vinda ao clube, querida!
Beijos,
Cla

Sil disse...

Eu nunca sofri a crise dos 30, hj ja tenho 32. Entre os 20 e os 30 exite aquele desapego, tudo e festa, depois dos 30 a responsabilidade cai como um tijolo na nossa cabeca, mas nunca em hipotese alguma eu perdi o frescor dos 20, e acho que nunca perderei. Adorei seu texto, um desabafo e tanto!

www.dans-la-boite.blogspot.com
www.fruit-d-amour.blogspot.com

Lídia Arelí disse...

Gostei do "desabafo" dos 30.O de Pedro Bial é muito bom. Já havia visto antes, gosto muito.